Sistemas Drywall: forros, paredes, revestimentos, mobiliário Paredes Paredes Forros Revestimentos Mobiliários
Acadêmico Consumidor Imobiliário Profissional

Profissional

Revestimento

O revestimento em drywall pode ser estruturado ou colado.

O revestimento colado é o mais simples e destinado, em geral, ao acabamento interno de paredes externas de alvenaria ou concreto, desde que estas não apresentem grandes variações superficiais.
É executado por meio da fixação direta de chapas para drywall sobre a parede por meio de argamassas colantes à base de gesso.

O revestimento estruturado é recomendado para casos em que se deseje desempenho diferenciado ou haja necessidade de colocação de instalações elétricas, hidráulicas ou de telecomunicações no seu interior. É composto por uma estrutura de perfis de aço galvanizado (fixada à parede ou separada desta) na qual são parafusadas as chapas para drywall. A forma de montagem e os componentes utilizados permitem que o revestimento seja configurado para atender a diferentes níveis de desempenho, de acordo com as exigências ou necessidades de cada ambiente em termos mecânicos, acústicos, térmicos e de comportamento frente ao fogo. Os revestimentos ainda podem ser curvos, sinuosos, com recortes para instalação de elementos de iluminação ou outros detalhes arquitetônicos, proporcionando ampla liberdade de criação a quem projeta.


Tipos de aplicação

Revestimento interno a uma parede de fachada
Pode ser colado ou estruturado. No caso de fachadas com elementos pré-moldados, usar revestimento estruturado em interligação com os elementos da fachada.

Revestimento de paredes internas de alvenaria ou elementos estruturais
Pode ser colado ou estruturado. No caso de colagem sobre superfície com pouca aderência, aplicar antes chapisco rolado.

Revestimento de instalações (shaft)
Usar somente revestimento estruturado. Verificar nas Tabelas de Desempenho de Revestimentos.

Revestimento no alinhamento de pilares, vigas ou alvenarias
Executar revestimento colado sobre o elemento estrutural ou executar revestimento estruturado com desnível de no mínimo 25 mm, deixando o elemento estrutural aparente.

Em caso de dúvida na especificação do revestimento, clique aqui para enviar sua consulta à Comissão Técnica da Associação Drywall.